O celular pode estar causando dor no seu pescoço?
- Selene Pereira
- há 13 horas
- 2 min de leitura

O uso do celular faz parte da rotina da maioria das pessoas. No entanto, a forma como ele é utilizado pode causar danos importantes no pescoço e da coluna cervical. Um dos hábitos mais prejudiciais é olhar para o celular com a cabeça inclinada para baixo por longos períodos.
A cabeça humana pesa, em média, entre 4 e 6 quilos quando está alinhada corretamente sobre a coluna. À medida que o pescoço se inclina para frente, esse peso aumenta progressivamente: cerca de 12 quilos a 15°, 18 quilos a 30° e até 27 quilos a 60°, sobrecarregando músculos, articulações e discos da coluna cervical.
Com o passar do tempo, essa carga excessiva sobrecarrega as vértebras, discos, músculos, podendo a levar desgaste precoce, hérnias de disco e gerar dores no pescoço, ombros e costas, além de rigidez, sensação de peso na região cervical, dores de cabeça e limitação de movimentos. Em alguns casos, o problema pode evoluir para alterações posturais mais persistentes como retificação da curva natural da coluna (cifose/pescoço retificado) e quadros de dor crônica.
Por que não levantar o celular na altura dos olhos?
Uma mudança simples pode reduzir significativamente esses impactos: elevar o celular até a altura dos olhos. Ao fazer isso, a cabeça permanece mais alinhada com a coluna, diminuindo a carga excessiva sobre o pescoço.
Manter o celular nessa posição contribui para a redução das tensões musculares, ajuda a prevenir sobrecargas articulares e protege a coluna cervical ao longo do tempo. Apesar de parecer um detalhe, esse ajuste faz grande diferença na saúde postural.
Como proteger o pescoço no dia a dia
Além de levantar o celular, é importante fazer pausas durante o uso prolongado, variar posições ao longo do dia e realizar alongamentos para o pescoço e tórax e se já fez tratamento com RPG poderá realizar as auto posturas do SGA (Stretching Global Ativo) . A atenção à postura deve fazer parte da rotina, especialmente para quem trabalha ou passa muitas horas usando dispositivos eletrônicos.
Cuidar da postura é uma forma de prevenção. Pequenas mudanças hoje ajudam a evitar dores, limitações e tratamentos mais complexos no futuro. Caso as dores no pescoço já estejam presentes, a avaliação de um fisioterapeuta é fundamental para identificar a causa e orientar o tratamento adequado.

Maravilhoso! Vou corrigir a partir de hoje.